Texto, Capela do Morumbi
curadoria de Ana Paula Cohen
(29 julho—1 outubro 2023)
Em Texto o artista mineiro Thiago Honório (1979) toma a construção da Capela do Morumbi — Museu da Cidade – a edificação em ruínas de taipa de pilão – e a parte externa do jardim rente à parede de seu “altar”, considerando o corpo arquitetônico e os deslocamentos do corpo do espectador no interior dele como texto, tecido, trama. Constitui-se numa espécie de 2o ato da exposição-processional Oração, realizada em maio/junho de 2023 na Galeria Luisa Strina, em São Paulo, com curadoria de Ana Paula Cohen.
A partir dessa noção de texto foram consideradas as diversas hipóteses e interpretações das ruínas que constituem a Capela do Morumbi — Museu da Cidade: ora como sendo uma capela consagrada a São Sebastião dos Escravizados, ora como capela acompanhada de sepulturas destinadas aos proprietários da Casa da Fazenda do Morumbi, ora, ainda, as ruínas de um paiol. Entre natureza viva e natureza-morta, entre paiol e capela, capela e paiol, esse 2o ato, desdobramento da exposição processional Oração, o trabalho Texto levanta tais questões, deixando em suspenso, a partir de uma dimensão simbólica, as funções e os usos desse espaço de exposições: a Capela do Morumbi.
Ao considerar a planta da Capela do Morumbi, assim como as especificidades de sua arquitetura no pensamento dessa exposição, a noção de planta também adquiriu outros sentidos a partir de alguns elementos que envolvem os trabalhos: o ramo de algodão, a estaca para plantar, rebento, a planta arquitetônica, traçado, mapa, diagrama, a planta do pé.
obrasTexto, 2020-2023
Aleijadinho, 2017-2023
textosExposição processional, segundo ato, Ana Paula Cohen